Proteção Civil

Os pedidos de comunicação prévia ou autorização para a realização de queimas ou queimadas estão dependentes do registo  na referida plataforma em https://fogos.icnf.pt/InfoQueimasQueimadas/; presencialmente ou via telefone na Divisão de Proteção Civil da Câmara Municipal de Braga, através dos contactos 253 616 060 ou 253 202 861; presencialmente no Balcão Único de Atendimento do Município de Braga (edifício do
Pópulo) e em qualquer um dos Espaços do Cidadão nas Juntas de Freguesia de Tadim, Sequeira, Adaúfe, Sobreposta, Figueiredo e União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe ou nas sedes de Junta de Freguesia.

Contacto: 253 616 060 | 253 202 861

O Município de Braga disponibiliza gratuitamente a utilização de um Biotriturador para a eliminação de sobrantes agrícolas e  florestais. Este equipamento tritura os sobrantes reduzindo-os a estilha. A operacionalização deste equipamento é, em regra, executada por funcionários das Juntas de Freguesia (dependendo do contexto operacional de cada freguesia) ou Sapadores Florestais, em articulação com a Divisão de Proteção Civil (DPC), prestando deste modo um serviço público de proximidade aos cidadãos. A Junta de Freguesia recebe e organiza os pedidos para a utilização do Biotriturador e solicita a sua utilização à DPC através do endereço eletrónico gtf@cm-braga.pt (contendo sempre que possível os contactos e localização dos proprietários, fotografias e descrição do material a destroçar e características das acessibilidades do local).

Contacto: 253 616 060 | 253 202 861 | gtf@cm-braga.pt

No âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios é obrigatória a execução de uma faixa de gestão de combustível de 50m em torno das edificações. Após comunicação do cidadão alertando para a ausência de gestão de combustível em determinada faixa, a Divisão de Proteção Civil do Município de Braga assume a operacionalização de  modo o procedimento de verificação no terreno, identificação e notificação do  proprietário em incumprimento, até mesmo à execução coerciva quando necessária. Este procedimento é geralmente articulado com a Guarda Nacional Republica e a Policia de Segurança Pública.

Público-alvo: munícipes.

Contacto: 253 616 060 | 253 202 861 | gtf@cm-braga.pt

Copy link
Powered by Social Snap