Bem-Estar e Proteção Animal

O Município de Braga estabeleceu protocolos de MV Social com os Centros de Atendimento Médico Veterinários do concelho de Braga no sentido de promover a medicina veterinária social naqueles cujos proprietários não tenham capacidade económica para efetuar o seu tratamento. Todos os Centros de Atendimento Médico Veterinários do concelho de Braga podem aderir a este protocolo que permitirá a muitos agregados familiares (com animais de companhia) cumprir a legislação no que diz respeito aos exames médico-veterinários de rotina, vacinações e desparasitações dos seus animais.

Público-alvo: famílias carenciadas, detentores de animais adotados no CRO, famílias numerosas e detentores de cartão sénior do concelho de Braga.

Contacto: servicos.veterinarios@cm-braga.pt

Formulário: https://www.cm-braga.pt/pt/0502/municipio/camara-municipal/apoio-ao-cidadao/requerimentos/page/3

Famílias e detentores que necessitem de apoio alimentar para os seus animais de estimação. Projeto em articulação com associação de proteção animal.

Público-alvo: famílias carenciadas, detentores que adotem animais errantes e situações alvo da intervenção dos serviços veterinários concelhios.

Contacto: servicos.veterinarios@cm-braga.pt

Formulário: https://www.cm-braga.pt/pt/0502/municipio/camara-municipal/apoio-ao-cidadao/requerimentos/page/3

O Município de Braga apostado em garantir o bem-estar animal, saúde animal, saúde pública e procurando medidas que permitam reduzir o descontrolo da população animal, estabeleceu protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários que permite aos detentores de animais carenciados do concelho de Braga candidatarem-se ao cheque veterinário de esterilização.

Público-alvo: famílias carenciadas.

Contacto: servicos.veterinarios@cm-braga.pt

Formulário: https://www.cm-braga.pt/pt/0502/municipio/camara-municipal/apoio-ao-cidadao/requerimentos/page/3

O referido centro disponibiliza para adoção canídeos e felídeos identificados eletronicamente, registados na base de dados nacional SIAC, com vacinação antirrábica e esterilizados sem custos para o adotante. Todos os animais adotados no CRO seguem com uma credencial de medicina veterinária social que lhes permite usufruir de descontos nos serviços veterinários nos CAMV aderentes. Os animais adotados no CRO estão também, de acordo com a atual legislação, isentos de licença nas Juntas de Freguesia.

Público-alvo: todos os cidadãos que não estejam interditos à detenção de animais de companhia; residentes em território nacional que apresentem morada válida, cartão de cidadão ou autorização de residência e NIF.

Contacto: servicos.veterinarios@cm-braga.pt | geral@agere.pt

Socorro e resgate de animais (canídeos e felídeos) em situação de perigo e/ou acidentados. Prestação de primeiros socorros. Animais de outras espécies são responsabilidade dos serviços específicos de proteção da natureza da força policial territorialmente competente.

Público-alvo: munícipes.

Contacto: Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga
253 278 488 | 253 274 577 | bombeiros@cm-braga.pt

Copy link
Powered by Social Snap