Ambiente

Dá a conhecer a diversos públicos os aspetos da vida rural minhota e as tradições dos nossos antepassados, promovendo um contacto intergeracional com a recriação dos usos, costumes e tradições agrícolas como a desfolhada minhota, a vindima ou o magusto. É um local onde as crianças podem manter a sua ligação à terra, sendo desafiadas a experimentar diversas atividades e sensibilizadas para a componente agrícola e ambiental. A QP dispõe de dezenas de atividades pedagógicas destinadas ao pré-escolar, ao 1o ciclo e IPSS. Oferece também atividades dirigidas aos mais velhos (atividades amigas do idoso) e aos utentes com necessidades educativas especiais (atividades da diferença). As áreas pedagógicas onde podem ser desenvolvidas atividades, dependendo do público em questão, são áreas diversas como a agropecuária (atividades com animais e/ou plantas), o ambiente, a cozinha, a olaria, a área equestre, as artes plásticas, ou a recriação de fábulas sempre complementadas com visitas guiadas aos espaços da quinta. Nas pausas letivas são também disponibilizadas atividades diferenciadas assim como nos dias temáticos (dia mundial da criança, dia da árvore, dia da floresta autóctone, dia do solo, da Terra, da energia ou do ambiente).

Público-alvo: ensino pré-escolar, 1o ciclo, seniores e utentes com necessidades educativas específicas e público em geral.

Contacto: 253 623 560 | quinta.pedagogica@cm-braga.pt
(marcação prévia de atividades).

Formulário: http://quintapedagogica.cm-braga.pt/ | Folheto das Atividades Pedagógicas em vigor: http://quintapedagogica.cm-braga.pt/atividades/

Custos: gratuito para estabelecimentos de ensino e IPSS do concelho. Para entidades externas ao concelho, o custo é de 1,25€ por criança/utente.

Pretende de forma gratuita, profissional e personalizada informar, sensibilizar e impulsionar o setor agrícola nas vertentes vegetal e animal, dando particular ênfase aos modos de produção agrícola mais sustentáveis. O serviço tem como missão incentivar os modos de produção agrícola sustentáveis; promover apoio a jovens como veículo de combate à desertificação dos meios rurais; divulgar a metodologia da Bolsa Nacional de Terras com vista à angariação de terrenos no concelho de Braga e atrair interessados para o seu arrendamento.

Público-alvo: munícipes.

Contacto: 253 616 060 | quinta.pedagogica@cm-braga.pt

Programa de sensibilização ambiental que envolve toda a comunidade na plantação de árvores. Realiza-se no dia da floresta autóctone.

Público-alvo: comunidade escolar, associações e Juntas de Freguesia.

Contacto: 253 616 060 | ambiente@cm-braga.pt

Realiza-se em parceria com a Associação Comercial de Braga e as freguesias da cidade, tendo como principal objetivo obter uma cidade florida em colaboração com os cidadãos. A distribuição de floreiras pela população, realiza-se nas vésperas do Dia Mundial do Ambiente (5 de junho).

Público-alvo: munícipes.

Contacto: 253 616 060 | ambiente@cm-braga.pt

Disponibilização de apoio e aconselhamento técnico para as intervenções a realizar no arvoredo municipal, ao nível das competências delegadas nas juntas/uniões de freguesia. Um compromisso ambiental de preservação e melhoria contínua das condições fitossanitárias das árvores do concelho.

Público-alvo: Juntas de Freguesia e munícipes.

Contacto: 253 616 060 | ambiente@cm-braga.pt

A destruição dos ninhos de vespa é uma tarefa complexa que exige, numa primeira fase, a recolha da informação pertinente; a localização geográfica; local onde está instalado o ninho (árvore no interior ou exterior de edificado, altura, acessibilidade de meios mecânicos, etc.; reconhecimento e avaliação e, por último, a deslocação ao local, se possível em período noturno, para a eliminação do ninho). Este processo é desenvolvido pela Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga.

Público-alvo: munícipes.

Contacto: 253 616 060 | ambiente@cm-braga.pt

Copy link
Powered by Social Snap