Saúde e Bem-Estar

Programa de atividade física para doentes oncológicos (em reabilitação) com acompanhamento especializado e personalizado, cuja importância se repercute não só para a reabilitação física dos utentes, mas também para a sua recuperação psíquica e social. Este programa incentiva à prática de exercício físico regular, funcionando como uma terapia não farmacológica no combate à depressão fomentando a melhoria da qualidade de vida.

Público-alvo: doentes oncológicos.

Contacto: 253 616 060 | desporto.saude@cm-braga.pt

Programa desportivo que a autarquia disponibiliza aos Bracarenses com o objetivo de promover hábitos de vida saudável e fomentar o desporto para todos, face ao aumento dos índices de obesidade a nível nacional a às suas inúmeras repercussões no que se refere à saúde.

Público-alvo: população com obesidade associada.

Contacto: 253 616 060 | desporto.saude@cm-braga.pt

Programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, implementado em Portugal sob a  coordenação da Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes. É um programa multi-institucional,  multidisciplinar e multicompetente implementado em ciclos de noves meses (outubro a junho), com três sessões semanais de exercício físico (2a, 4a e 6a f ), com 75 minutos de duração. As sessões são supervisionadas por profissionais de exercício físico do Município de Braga e enfermeiros. São usadas estratégias de exercício de elevada aplicabilidade,  desenvolvidas com recursos materiais mínimos e de baixo custo.

Público-alvo: pessoas portadoras de Diabetes Tipo 2.

Contacto: 253 616 060 | desporto.saude@cm-braga.pt

O Município de Braga, em parceria com a Organização “Mundo a Sorrir”, desenvolve, desde 2014, o programa “Braga a Sorrir” que promove a prevenção e promoção da saúde oral junto de pessoas em situação de vulnerabilidade social do concelho de Braga. Este programa tem-se revelado um instrumento fundamental não só para a melhoria do nível da saúde oral dos utentes, como também da sua autoestima e qualidade de vida.

Público-alvo: pessoas em situação de vulnerabilidade social do concelho de Braga.

Contacto: 253 277 099 | gab.saude@cm-braga.pt

Integrada nas políticas de promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida implementadas pelo Município de Braga, o Programa de Apoio à Vacinação infantil visa apoiar financeiramente as famílias bracarenses mais carenciadas na aquisição da vacina contra o rotavírus. O Programa de Apoio à Vacinação Infantil prevê auxiliar as famílias carenciadas (beneficiários até ao 3.o escalão) que residam em Braga, custeando integralmente a vacina de todas as crianças até um ano de idade. Os pedidos de comparticipação devem ser apresentados pelos pais, ou pelos responsáveis legais, no Balcão Único do Município de Braga, mediante requerimento próprio, devendo ser instruído com a receita médica da vacina a comparticipar, um atestado de residência emitido pela Junta de Freguesia e cópia da última declaração de IRS do agregado familiar.
Público-alvo: bebés de 6 semanas a 8 meses.

Contacto: 253 616 060 | desporto.saude@cm-braga.pt

Formulário: https://www.cm-braga.pt/pt/1101/viver/accao-social/intervencao-social/atencao-individual-e-familiar/item/item-1-5813

O referido centro efetua exames médico-desportivos, obrigatórios e essenciais, para o despiste de eventuais problemas de foro cardíaco. Este serviço é destinado à população em geral e aos desportistas federados em particular, surgindo na sequência da constante aposta do Município de Braga no fenómeno desportivo e do aumento de bracarenses desportivamente ativos. Desta forma assegura-se que a prática desportiva cada vez
mais intensa dos bracarenses é feita em plenas condições de segurança.

Público-alvo: população em geral.

Contacto: 969 223 879 | gab.saude@cm-braga.pt

A “abem: Rede Solidária do Medicamento” é um programa social que possibilita aos cidadãos em situação de carência económica o acesso aos medicamentos essenciais para a sua vida e que lhe são prescritos por receita médica. Aos beneficiários será entregue um cartão abem: bastando apresentá-lo numa Farmácia à sua escolha para poder adquirir, sem custos para si, os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos. É o Gabinete Municipal de Saúde do Município de Braga que procede à referenciação de cidadãos socialmente vulneráveis
cuja situação seja enquadrável para integrar a Rede Solidária do Medicamento. A adesão é feita com total anonimato.

Público-alvo: munícipes em situação de carência económica.

Contacto: Gabinete Municipal de Saúde – 253 277 099 | gab.saude@cm-braga.pt

Copy link
Powered by Social Snap