Desporto

Programa de atividade física sénior, que assume como grande objetivo a promoção da atividade física informal nesta faixa etária específica, através de exercícios de mobilização geral, reforço muscular, caminhadas e dança. Assume-se como um programa totalmente gratuito a todos que nele queiram participar, possuindo aplicação em dois grandes polos (Parque Desportivo da Rodovia e Complexo Desportivo da Ponte), assim como num
vasto conjunto de freguesias.

Público-alvo: população pensionista/ reformada do concelho
de Braga.

Contacto: 253 616 060 | desporto.saude@cm-braga.pt

Apresenta como principal objetivo o fomento da atividade física em meio aquático para seniores, promovendo hábitos de vida saudável e contrariando o sedentarismo instalado na sociedade atual. Como objetivos secundários surgem a melhoria da qualidade de vida, a ocupação de tempos de ócio de forma saudável, melhoria da autoestima e fomento da adaptação ao meio aquático.

Público-alvo: população pensionista reformada do concelho.

Contacto: 253 616 060 | desporto.saude@cm-braga.pt

O Município de Braga disponibiliza, na Piscina Municipal de Maximinos, o serviço de Escolas de Natação, proporcionando a todos os seus utentes uma adaptação ao meio aquático e posterior ensino de técnicas de deslocamento aquático.

Público-alvo: população a partir dos 4 anos.

Contacto: 253 616 060 | desporto.saude@cm-braga.pt

Programa de atividade física destinado às crianças matriculadas nos vários Jardins de Infância do concelho de Braga, com aplicação durante o ano letivo escolar, promovido pelo Município de Braga, em colaboração com as Juntas de Freguesia/Uniões de Freguesia e Agrupamentos de Escolas. Apresenta como principais objetivos a adaptação ao meio aquático de todas as crianças do concelho, com posterior ensino das técnicas de deslocamento aquático. A atividade desenrola-se na Piscina de Tebosa.

Público-alvo: crianças entre os 3/6 anos.

Contacto: 253 616 060 | desporto.saude@cm-braga.pt

Programa de atividade física sénior que pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida, entendida como bem-estar físico, social e emocional desta população específica. Esta modalidade desportiva é adequada e adaptada à condição física dos mais idosos, sendo um jogo de estratégia estimulante capaz de promover o raciocínio, a concentração e a memória, ao mesmo tempo que desenvolve a destreza física e motora dos seus praticantes. Para além das mais-valias a nível físico e psicológico, é uma modalidade que promove o convívio e a socialização, contribuindo para a quebra de rotinas e do isolamento muito comuns em faixas etárias mais avançadas. Este programa assume contornos totalmente gratuitos, possuindo aplicação nas várias freguesias do concelho bracarense. O processo de inscrição pode ser efetuado no local de prática, ou no Balcão Único do Município de Braga.

Público-alvo: seniores do concelho de Braga
(institucionalizados ou não) e pessoas com limitações a nível
físico/psicológico.

Contacto: 253 616 060 | desporto.saude@cm-braga.pt | bocciasenior@cm-braga.pt

Programa do IPDJ tutelado pela Federação Portuguesa de Atletismo e ao qual o Município de Braga se associou. Através deste centro, o Município de Braga disponibiliza a toda a população um serviço gratuito com acompanhamento técnico especializado, planeando o processo de treino, monitorizando-o através de meios específicos de controlo da composição corporal; realizando e promovendo eventos desportivos ao longo do ano e criando diversas ações de formação no âmbito do desporto e da atividade física, sempre diretamente relacionada com os cuidados com a saúde.

Público-alvo: toda a população.

Contacto: 253 616 060 | desporto.saude@cm-braga.pt

Assume-se como o programa de excelência de incentivo à prática desportiva. Pretende mobilizar e promover junto da população bracarense as mais variadas modalidades desportivas. Decorre durante todo o ano, com sessões agendadas para os domingos de manhã, pelas 10h00. Este programa é gratuito.

Público-alvo: toda a população.

Contacto: 253 616 060 | desporto.saude@cm-braga.pt

O Município de Braga disponibiliza o serviço de Hidroginástica proporcionando, em virtude do enorme aconselhamento médico para a sua prática, elevados benefícios na procura do bem-estar físico e psíquico.

Público-alvo: população a partir dos 16 anos.

Contacto: 253 616 060 | desporto.saude@cm-braga.pt

Tem como objetivo promover a inclusão e tornar o desporto acessível a todos os cidadãos do concelho. A autarquia criou o respetivo centro em prol das instituições que trabalham na área da deficiência para que possam desenvolver a formação desportiva e o bem-estar físico dos seus utentes.

Público-alvo: população com necessidades específicas.

Contacto: 253 616 060 | desporto.saude@cm-braga.pt

Copy link
Powered by Social Snap